Você já tentou ficar 24 horas desconectado da internet?
É quase que impossível, não é mesmo?!
Celular hoje em dia, não é mais usado somente para ligações ou mensagens, ou um artigo de “luxo”, mas sim, uma necessidade do ser humano para muitas coisas. Afinal, o usamos para quase tudo em nossas vidas. Existem aplicativos diversos e o uso deles não causa mais estranhamento nas pessoas, é para pedir comida, comprar remédio, pagar contas, monitorar passos e saúde, entre outros.
A geração que nasceu dos anos 2000 para cá, tem uma facilidade enorme em mexer com a tecnologia, muito mais do que os idosos. Apesar dos idosos já estarem mais familiarizados com a tecnologia, apenas uma pequena parcela, faz uso efetivamente dela devido à dificuldade em entender como se usa.
Não estamos falando somente da internet, a tecnologia engloba aparelhos de celulares, computadores, televisores, e outros aparelhos que tecnologicamente falando, evoluíram com o tempo e isso dificulta para alguns idosos, devido à falta de opções para os incluírem.
Uma pesquisa feita pelo SESC no primeiro trimestre de 2020, com 2.369 pessoas acima de 60 anos, concluiu que 72% dos entrevistados, nunca utilizaram um aplicativo por exemplo e infelizmente, isso é considerado uma forma de exclusão, que se repete em outras partes do mundo também. Devido a isso, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu como tema para este ano, em celebração ao dia do Idoso “Equidade digital para todas as idades”
Os idosos, nesta pandemia, também tiveram que aprender de forma simplória, a usar a tecnologia ao seu favor, devido ao isolamento as chamadas de vídeos para ver seus filhos e netos ganharam espaço e tempo em seus dias para matar a saudade, tiveram que aprender a utilizar aplicativos e sites para resolver questões financeiras e consultas online por exemplo, mas o medo que assola, é o da falta de proteção na internet, contra golpes cibernéticos e o repasse das temidas fake News.
Ensinar o idoso a usar a tecnologia, nem sempre é uma tarefa fácil, pela dificuldade de entendimento, porém é indispensável para este tempo.
A inclusão digital dos idosos é importantíssima para até mesmo uma recolocação no mercado de trabalho, para melhorar a qualidade de vida.
A internet é um direito de todos e com a inclusão do idoso, a sociedade só tem a ganhar.
Gostou dessa matéria? Continue nos acompanhando em nosso blog.