Entenda melhor como funcionam as eleições em Associações e Cooperativas e quais são as suas diferenças.
A Associação, é formada por um grupo de pessoas que se unem com um mesmo objetivo e que, a partir de uma assembleia, e com o estatuto (documento que descreve as regras de funcionamento da associação) mais a Ata de fundação (instrumento jurídico que descreve a reunião inaugural) ambos registrados em cartório, pode iniciar suas atividades sem a necessidade de ter um patrimônio e capital.
Existem inúmeros tipos de associações: filantrópicas, econômicas, sociais, empresariais, políticas e muitas outras finalidades e objetivos. Essas associações são oficializadas normalmente através de um CNPJ, mas quem participa, não precisa ser apenas pessoa jurídica, pessoa física também pode se associar..
Uma vez que, houver a necessidade de um novo mandato, convoca-se uma assembleia geral para a eleição, em que todos os associados, que estão regulares, votam e após é colocado em ata e registrado em cartório.
Já o Cooperativismo de forma resumida, é um movimento de colaboração entre pessoas com interesses em comum, em prol de um mesmo objetivo, juntas alcançam resultados e objetivos que sozinhas seriam mais difíceis de conquistar.
A chegada do Cooperativismo no Brasil, foi por volta de 1889, no setor agropecuário. A primeira cooperativa brasileira foi fundada em Minas Gerais e seu nome era Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto.
No Cooperativismo, a gestão é democrática, dá oportunidade para que todos os membros participem ativamente nas tomadas de decisão e de políticas, a eleição dos seus representantes é feita democraticamente por todos do grupo.
Mantenha-se bem informado, continue nos acompanhando!