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Gestão, oito tipos

Para falarmos sobre os tipos de gestão, é necessário entender o que é e o que ela pode fazer pela sua empresa.

Gestão são funções de planejar, dirigir, administrar e controlar uma empresa ou entidades sociais, gerenciando pessoas, processos, ativos e estratégias, alinhando setores com o mesmo objetivo, ajudando a empresa em sua organização e crescimento.

Para escolher o tipo mais adequado de gestão para sua empresa, é necessário entender as características dela e do estilo de gestão apropriado, pois cada modelo tem sua abordagem e estratégias para focar naquilo que é emergencial, e assim obter o processo que mais fará efeito. Você não conhecer o modelo ideal para seu negócio te fará perder tempo, pessoas e pior, dinheiro.

Cada empresa pode adotar mais de um estilo de gestão, tudo depende da abordagem que necessita.

Não negligencie os problemas de sua empresa, conheça os tipos principais de gestão e saiba qual melhor se encaixa no que sua empresa precisa.

Continue a leitura e saiba mais sobre cada tipo de gestão!

O sucesso da empresa, independente da forma que escolher para a implantar a gestão, é ter quem foque estrategicamente para o crescimento da mesma, nenhuma empresa funciona sem organização e planejamento.

Conheça agora 8 tipos de gestão, suas funcionalidades e estratégias abordadas:

1 – Gestão Centralizada: Essa modalidade visa agregar as decisões mais importantes em apenas um núcleo da organização, como por exemplo, na diretoria. Tem como vantagem de ter decisões rápidas, já que depende de poucas pessoas ou de uma só. Porém, essa situação faz com que as ações sejam limitadas não considerando questões importantes antes de serem efetivadas. 

O grande risco dessa Gestão é de gerar autoritarismo entre as pessoas que estão gerindo, causando conflitos internos.

2 – Gestão Democrática: Essa modalidade é o oposto da anterior, ela valoriza a opinião e participação nas tomadas de decisão, compartilha responsabilidades com colaboradores e demais pessoas envolvidas nas estratégias e decisões. Mas por ter tantas pessoas, pode haver dificuldade e demora para obter respostas. Em empresas que têm casos que necessitam de velocidade nas respostas, esse modelo não é melhor. 

3 – Gestão Horizontal: Nesse tipo de gestão, as tomadas de decisão têm participação de todos os membros de uma equipe, incluindo estagiários. Todos têm voz ativa e sua opinião é importante e relevante. Os líderes incentivam a todos os colaboradores e diretores a terem esse posicionamento, para reuniões de brainstorming e feedbacks. Assim surge um novo ambiente de trabalho, o colaborador se sente mais motivado e valorizado.

4 – Gestão de Processos: O foco aqui são os processos que envolvem a empresa e não as decisões. Ele busca gerenciar, implantar, padronizar e otimizar cada processo para obter melhores resultados para a organização com procedimentos eficientes e bem sucedidos. 

5 – Gestão por Resultados: Bons resultados é o que toda empresa quer e precisa ter, e a base dessa modalidade é o atingimento de metas. Importando mais o resultado entregue e não o processo até chegar nele. A liberdade que você oferece ao colaborador, exige dele o máximo de esforço para alcançar o alvo. 

6 – Gestão por Cadeia de Valor: O foco nessa modalidade, é gerar valor para o cliente. Tudo que é feito, é pensado na experiência do cliente, desde processos internos até atendimento ao público. A maior vantagem dessa gestão é fidelizar seu público. Porém, necessita que todos os colaboradores compartilhem dessa premissa e de todos os processos para que sejam bem-sucedidos.

7 – Gestão Comportamental: Esse tipo de gestão busca focar no perfil comportamental dos colaboradores, pensando em formas de aproveitar o melhor do que cada um tem e assim aumentar o desempenho do processo. A organização investe em seus funcionários para que gerem maiores resultados e assim olharem para o futuro e saberem que há oportunidades de crescimento.

8 – Gestão por Competências: nesse modelo os colaboradores continuam sendo o foco, mas o que importa é o conhecimento, habilidades e atitudes que cada um desempenha para melhorar seus resultados e atingir os objetivos da empresa. Esse trabalho começa desde o recrutamento.

Qual tipo de Gestão você exerce em seu negócio? Comente abaixo seu pensamento!

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