Talvez a coordenação motora não esteja mais como era, o equilíbrio tenha mudado, o paladar esteja mais diferenciado e alimentação não esteja agradando tanto e tantas outras coisas que vemos acontecer com os idosos ao longo da idade, mas não deixe de incluí-los nas tarefas das festas de fim de ano.
Por natureza, o idoso com o avanço da idade, se sente menos útil com o passar do tempo, devido suas limitações e muitos idosos que moram com suas famílias, neste período se sentem deixados de lado, por não conseguirem fazer mais o que faziam antes. Muitos deles, eram os anfitriões e faziam tudo, desde a correria para a compra de presentes à preparação de toda a comida da ceia.
“Estou vivendo isso em minha vida com minha mãe que, desde o mês de Maio de 2021, devido a uma doença, teve sua coordenação motora e neurológico afetados, o que antes era uma vida totalmente ativa, passa a ser totalmente dependente de terceiros. Isso fez com que o emocional dela fosse prejudicado, custando fazê-la entender sobre essa dependência. Com tudo isso, vem o sentimento de impotência e inutilidade, que nós como cuidadores devemos no dia a dia, ajudá-la a não se sentir assim, nisso entra a acessibilidade e a inclusão. Chegando as festas de fim de ano, o que mais me pego pensando é, como fazer minha mãe se sentir útil, mesmo sabendo de suas debilidades?”
A seguir, daremos algumas ideias para incluí-los e fazê-los mais felizes, para que todos aproveitem ao máximo essa data que gera tanto amor e carinho.
– Para coisas simples na arrumação da casa, pode ser realizada pelo idoso, como tirar um pó, colocar uma toalha de rosto no banheiro, afofar as almofadas no sofá…
– Peça ajuda ao idoso para a arrumação da árvore de Natal, sendo passando os objetos decorativos ou ideias de como decorar;
– A arrumação da mesa também pode ser uma tarefa para ele, peça ajuda na escolha da toalha, se a coordenação motora lhe possibilitar pegar objetos, peça para arrumar talheres, pratos, colocar guardanapos… nada de coisa quente ou pesada!
– Ajudar a escolher a roupa das crianças ou até mesmo a vesti-las;
– Receber os convidados;
– Algo muito importante, tenha paciência, o ritmo deles já não é mais o mesmo que o seu, não o fique apressando.
– E para finalizar, sempre pergunte a opinião dele, seja sobre uma refeição ou uma decoração que fará, assim o fará se sentir importante, o faça sentir amado e útil, das mais diversas formas, pare para ouvir suas histórias antigas, ensine as crianças a dar atenção, fale que o ama, dê um presente que ele goste, seja grato por qualquer feito dele.
Essas coisas são simples, pode até parecer “bobo”, mas para ele terá uma importância imensa além de se sentir útil, se sentirá parte.
Em 2022, continue nos acompanhando e fique bem informado!