Golpes contra idosos
O falso benefício previdenciário é o mais novo golpe aplicado contra os idosos aposentados.
Os criminosos entram em contato por telefone e por e-mail exigindo dados pessoais e pagamentos para liberar algum auxílio.
O Ministério do Trabalho e Previdência, divulgou alerta nacional avisando que não se comunica com seus segurados desta forma porque todas as revisões de benefícios, não precisam de nenhum pagamento.
Idosos e segurados do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) têm recebido links falsos para uma suposta comprovação de vida, mas que roubam os dados do segurado.
Em março, uma idosa de Campo Grande(MS) caiu no golpe e teve um prejuízo estimado em R$40 mil. Primeiro, ela recebeu uma ligação telefônica avisando que um formulário seria enviado pelo WhatsApp, para ser preenchido com informações pessoais. A mensagem continha um link de acesso a suposta prova de vida do INSS, a ser realizada. Vale ressaltar que tal comprovação foi suspensa até dezembro de 2022 e o próprio Governo Federal fará avaliações a cada dez meses com base nas informações dos beneficiários armazenadas em bancos de dados oficiais.
Algumas pessoas, infelizmente, se aproveitam da ingenuidade e vulnerabilidade dos idosos para aplicar golpes. Por isso, é importante ficar muito atento principalmente em situações que envolvem dinheiro ou questões judiciais.
OS GOLPES VIRTUAIS CONTRA IDOSOS AUMENTAM NA PANDEMIA
É cada vez maior no Brasil o número de pessoas acima dos 60 anos que navegam na internet e desde o início da pandemia, os criminosos têm aproveitado para enganar as pessoas nesta faixa etária, buscando informações que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado às contas bancárias.
Durante a quarentena, as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing – que se inicia com e-mails com links que direcionam o usuário a sites falsos.
Já o golpe do falso motoboy teve aumento de 65% com a pandemia. Nesta fraude, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão do cliente, e informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado, para que sejam feitas análises necessárias e o cancelamento das compras irregulares.
Há também casos em que o fraudador se apresenta como um funcionário do banco e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste. A Febraban – Federação Brasileira dos Bancos – esclarece que os bancos nunca ligam para clientes para realizar transações.
Dicas e orientações da FEBRABAN sobre como se proteger:
– O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
– O banco nunca vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão;
– O banco nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;
Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e usar outro telefone para verificar a veracidade da ligação.
Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apague e ligue para o seu gerente.
Multiplique os cuidados e não passe sua senha a ninguém, se possível.
Golpe romântico
Outra modalidade que tem sido alvo constante de denúncias é o golpe realizado por meio de aplicativos de relacionamento. O golpista aborda a vítima, a seduz e, depois de um tempo, pede dinheiro a ela. É comum que eles peçam para conversar fora do aplicativo e sempre tenham desculpas para evitar encontros presenciais. Idosos solteiros em busca de romance online devem ser alertados para essa prática.
FAMILIARES E AMIGOS PRÓXIMOS PODEM E DEVEM ORIENTAR OS IDOSOS
É preciso orientar os idosos como usar o computador, esclarecendo sobre os golpes mais comuns, como as mensagens falsas levando a pessoa a sites criados por “hackers”; sobre filtros de conteúdo e, se necessário, como fazer para evitar invasões dos aparelhos;
– ensinar a usar sistema e aplicativos originais; pacote de antivírus/antispyware/firewall e mantê-lo atualizado; a adotar senhas fortes com caracteres alfanuméricos aleatórios e sinais variados; senhas diferentes para cada serviço on-line; a encerrar cada sessão de aplicativo (clicando em “Sair” ou “Encerrar”), especialmente em ambientes sensíveis como internet banking;
– no celular, ajudar na instalação de antivírus completos wireless; na atualização constante de iOS e Android; a adotar senha para entrar no aparelho e ainda proteção contra perda e roubo, por exemplo.
#idosogolpes #idosos #golpes #dinheiro #roubo #emailfalso #mensagemfalsa #whatsapp #cuidadosidosos #fraude #aposentados #pensionistas #bancosfraudes #bancos #inss
Referências : portal.febraban.org.br/ | meu.inss.gov.br/ | corasenior.com.br/ | istoedinheiro.com.br/aposentados-e-pensionistas-do-inss-ministerio-alerta-para-golpe/