Todos nós sabemos que manter o corpo ativo é fundamental para quem está acima dos 60 anos. Além da parte física, os impactos para a mente são também muito importantes, como o aumento da disposição, a melhora da ansiedade, da depressão e a sensação de independência, tão fundamentais no processo do envelhecimento.
Por isso, o Pilates é um grande aliado na terceira idade, porque combina exercícios de baixo impacto, realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, baseados na precisão e qualidade dos movimentos, sempre observando a respiração, fazendo a mente trabalhar de forma agradável e até relaxante.
O PILATES PROMOVE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Quem pratica Pilates consegue estimular o corpo para obter mais flexibilidade, promovendo melhorias no equilíbrio. A cada sessão, as dificuldades são superadas e há ganho de disposição e bem-estar na execução das tarefas do dia a dia.
É uma atividade que respeita os limites de cada um e pode ser adaptada para atender as mais variadas necessidades.
Derivado da fisioterapia, o método se popularizou por promover melhora na elasticidade, além de auxiliar no cuidado de doenças patológicas, com exercícios que trabalham diretamente as áreas em recuperação, assim como o corpo todo.
O Pilates pode ser utilizado, por exemplo, como complementação da reabilitação de joelho, ombros, coluna, quadril, tratamento das lombalgias e diversas outras patologias musculoesqueléticas. Veja abaixo mais alguns benefícios.
DOENÇAS DEGENERATIVAS
Comprovadamente, a atividade possui efeitos que retardam doenças degenerativas como o Parkinson e a Esclerose Múltipla, aliviando ainda os sintomas do mal de Alzheimer. Melhora a memória e ainda ajuda na recuperação do cérebro em casos de traumas, e derrame.
CONTROLE DA DIABETES
Estudo publicado recentemente pelo The Journal of Strength & Conditioning Research comprovou que incluir a prática do Pilates na rotina diária pode ser um grande aliado também no combate a diabetes tipo 2, principalmente em mulheres idosas. A prática de exercícios controla a glicose do organismo, auxiliando na diminuição das taxas de açúcar no sangue e aumentando a absorção da insulina, além de controlar do peso.
OSTEOPOROSE
A doença que diminui a massa óssea resultando na fragilidade mecânica e na predisposição a fraturas, conta com a ajuda do Pilates. Há exercícios específicos para as pernas que promovem o aumento da densidade óssea, tanto na coluna quanto nos quadris, diminuindo também os riscos de quedas.
ALIVIO DORES
O fortalecimento dos músculos, a flexibilidade, a recuperação das articulações e o aumento da densidade óssea, resultam em uma melhor sustentabilidade da coluna. Com a prática regular de exercícios do Pilates, as dores nessa e em outras regiões tendem a sumir.
EMOCIONAL ATIVADO
Além dos benefícios físicos, há também notáveis ganhos sociais e emocionais com a prática do Pilates. As atividades promovidas pelo método ajudam a regular o humor de quem a pratica, além de elevar a autoestima, despertando sensações de prazer, satisfação, autoconfiança, e relaxamento . Ou seja, a atividade, combate à depressão, estresse e a ansiedade, como comentado no início do texto.
Quando realizado em um estúdio, é excelente no processo de socialização de pessoas da terceira idade. Desse modo, ajuda o praticante do Pilates a criar novos vínculos de amizade, interagir com outras pessoas e se sentir incluído por esse grupo de convívio.
#pilates #pilatesidosos #saude #saudefisica #saudemental #idoso #terceiraidade #osteoporose #doencas #degenerativa #ossos #coluna
Referências : hospitalsantamonica-com-br.cdn.ampproject.org/ | physiopilates.com.br | saudebrasil.saude.gov.br/saude-do-idoso | oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/